segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sensor de fotocelula

O sensor de fotocélula ou relé fotoelétrico é uma boa medida para economia de energia. Possuindo uma célula fotoelétrica ele acende e apaga as lâmpadas automaticamente de acordo com a luminosidade. Em locais onde é essencial se manter acesa as lâmpadas por questão de segurança ou comodidade, é uma alternativa barata e durável além de muito prática pois uma pessoa não fica responsável por acender e apagar uma lâmpada, o que gera uma responsabilidade desnecessária. Vamos as contas e ver o quanto podemos economizar com o relé fotoelétrico.
Suponhamos um prédio de 3 andares com 6 lampadas de 20w que ficam acessas em media 12 horas com o relé (18h as 6h da manhã). Suponhando que o sensor não exista e o sindico do prédio tenha que passar nos andares apagando, mas que ele acorde as 8h da manhã, duas horas após e aos finais de semana queira dormir até mais tarde, tipo 10 horas
120 x 22 dias uteis x 2 = 5,28 kwh
120 x 8 dias de fim de semana x 4 = 3,84 khw
Total aproximado de 10kwh sem levar-se em conta dia
Isso se não nos esquecemos ligadas direto, isso em um prédio pequeno e com pouca lâmpadas. Um valor aproximado de 72 reais anuais. Ou seja, ao custo de 20 a 30 reais, paga-se facilmente o custo em menos de 6 meses.